sexta-feira, 30 de outubro de 2015


Principais Formas da Poluição do Ecossistema Marinho 

As principais formas de poluição dos oceanos enquadram-se dentro de dois grandes grupos: a poluição química e a poluição orgânica.
Dentro da poluição química destacam-se os derrames de crude, os resíduos nucleares, a extracção de recursos do subsolo, as descargas de produtos tóxicos industriais, a contaminação das águas através do uso excessivo de fertilizantes e pesticidas e ainda uma infinidade de outras formas menos abundantes, mas não menos perigosas.
Por outro lado a poluição orgânica dos oceanos faz-se sentir essencialmente pelos esgotos fluviais, escoamento das águas urbanas e destruição de bactérias que decompõem os detritos orgânicos.

As consequências da sua degradação

Muitos desses poluentes trazem conseqüências devastadoras para a cadeia alimentar marinha. Peixes e outros animais contaminam-se com pesticidas, resíduos industriais, o que é repassado a diante para outros animais da cadeia, de maneira que o próprio homem acaba ingerindo peixes e mariscos contaminados.
O esgoto e o escoamento da área cultivada levam às águas oceânicas grande quantidades de nitrogênio e fósforo presente em detergentes e fertilizantes. Esses elementos aumentam a quantidade de algas principalmente nas regiões costeiras. Seu grande crescimento diminui o nível de oxigênio da água, sufocando as demais espécies.
Mundialmente, sem intenção, mas como consequência da atividade humana, a vida marinha e o seu ambiente vêm sendo postas em perigo devido à degradação do habitat. Os factos apontam para a paulatina destruição e degradação do ecossistema marinho e costeiro, de que muitas espécies, não só as marinhas, dependem para sobreviver (tartarugas, garça vermelha, guincho, fragata, rabi e muitas outras mais).


 Foto 1. Lixo depositado no oceano.
 Foto 2.Pesca sem controle,as redes muitas vezes enroscam em animais.
Foto 3. Tubarões encalhados na praia,vazamento e óleo causa mortes de várias espécies.

Leia mais aqui: http://coisinhasdo5c.blogspot.com.br/2011/04/degradacao-dos-ecossistemas-marinhos.html ;

Nenhum comentário:

Postar um comentário