domingo, 8 de novembro de 2015

Todos viram o ocorrido na cidade de Mariana em MG, a barragem de lama que se rompeu trouxe vários danos ,inclusive Ambiental. 



O equivalente a quase 25 mil piscinas olímpicas de lama foi despejado nas redondezas próximas à barragem que se rompeu na cidade de Mariana, em Minas Gerais.A mineradora Semarco (responsável pelo local) garantiu que não há nada tóxico nos 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro liberados durante o acidente.


Mas especialistas ouvidos pela BBC Brasil afirmaram que, apesar de o material não apresentar riscos à saúde humana, ele trará danos ambientais que podem se estender por anos.

Solo alterado


Os danos ao meio ambiente no entorno da barragem podem ser, a grosso modo, químicos ou de ordem física. O primeiro diz respeito à desestruturação química do solo, não só pelo ferro, mas também por outros metais secundários descartados durante o processo de mineração. Já o impacto físico dos rompimentos dizem respeito à quantidade de lama - e não à composição. "O problema não é o material em si, mas o fato de a lama ter coberto a região, soterrando a vegetação." Esse resíduo é pobre em material orgânico, ou seja, não favorece o crescimento de vegetação. Assim, o que acontece é que essa lama vai começar a secar lentamente, criando uma capa ressecada por cima do solo, dificultando a penetração de água. E, por baixo, esse solo segue mole.Com o vazamento, os sedimentos vão sendo arrastados e se depositando nos trechos onde a corrente é mais fraca.Isso prejudica a calha dos rios, que podem ser assoreados, ficarem mais rasos ou até terem seus cursos desviados. Outro risco é o de que muitas nascentes sejam soterradas. Esse impacto nos recursos hídricos também afeta sua fauna, especialmente peixes e microrganismos que compõem a cadeia alimentar nos rios. É possível dizer que um programa para resgatar a área degradada em Mariana dure cerca de 5 a 10 anos.
 Foto 1.
 Foto 2. Tartaruga.
 Foto 3. Onde está essa lama era um rio.
Foto 4. Milhares de peixes mortos.

Leia mais aqui : http://noticias.terra.com.br/brasil/mesmo-sem-ser-toxica-lama-de-barragem-em-mariana-deve-prejudicar-ecossistema-por-anos,3ce8571d4e8c79e1272a82f93b6d9ef975spir6u.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário