quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Construção de Reservatórios e seus Impactos


As principais bacias hidrográficas do Brasil foram reguladas pela construção de reservatório, os quais isoladamente ou em cascata, constituem um importante impacto qualitativo e quantitativo nos principais ecossistemas de águas interiores. Os reservatórios de grande porte ou pequeno porte são utilizados para inúmeras finalidades: hidroeletricidade, reserva de água para irrigação, reserva de água potável, produção de biomassa (cultivo de peixes e pesca intensiva), transporte (hidrovias) recreação e turismo.

Inicialmente, a construção de hidrelétricas e a reserva de água para diversos fins foi o principal propósito. Nos últimos vinte anos, os usos múltiplos desses sistemas diversificaram-se, ampliando a importância econômica e social desses ecossistemas artificiais e, ao mesmo tempo, produzindo e introduzindo novas complexidades no seu funcionamento e impactos.

Os impactos da construção de represas são relativamente bem documentados para muitas bacias hidrográficas. Estes impactos estão relacionados ao tamanho, volume, tempo de retenção do reservatório, localização geográfica e localização no continuum do rio. Os principais impactos detectados são:

-  Inundação de áreas agricultáveis;
-  Perda de vegetação e da fauna terrestres
-  Interferência na migração dos peixes;
-  Mudanças hidrológicas a jusante da represa;
-  Alterações na fauna do rio;
-  Interferências no transporte de sedimentos;
-  Aumento da distribuição geográfica de doenças de veiculação hídrica;
-  Perdas de heranças históricas e culturais, alterações em atividades econômicas e usos tradicionais da terra;
-  Problemas de saúde pública, devido à deterioração ambiental;
-  Problemas geofísicos devido a acumulação de água foram detectados em alguns reservatórios;
-  Perda da biodiversidade, terrestre e aquática;
-  Efeitos sociais por relocação;


 Foto 1.
Foto 2. 


Leia mais aqui : http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/energia_hidrica/construcao_de_reservatorios_e_seus_impactos.html ;

Nenhum comentário:

Postar um comentário